segunda-feira, 9 de março de 2009

PLANO DE PORTUGUÊS II BIMESTRE- 4º ANO

Escola: Municipal São Pedro.
Direção: Aroldo Fernandes
Coordenação Pedagógica: Giselda Monteiro

Plano anual
Língua Portuguesa
Ano: 4º (grupo 09)
Bimestre: II

Objetivo geral:

Identificar no texto o sentido do texto implícito ou explicitamente sabendo também conhecer a polissemia que se encontra presente e localizando os pronomes que dão significado do texto;

Conteúdo:

• Polissemia
• Artigo definido
• Artigo indefinido
• Ortografia do r
• Uso do x
• Os sons da letra s
• Gênero textual: instrucional
• Sentido próprio e sentido figurado
• Pronomes
• Pronomes pessoais
• Pronomes possessivos
• Pronomes demonstrativos;
• Pronomes relativos
• Pronomes interrogativos
• Encontros vocálicos
• Encontro consonantal
• Sinais de pontuação
• Acentuação gráfica.
• Linguagem oral e escrita;
• Leitura
• Interpretação

Objetivos específicos:

• Conhecer os vários sentidos que uma mesma palavra tem no texto;
• Identificar o artigo definido e indefinido em um texto
• Escrever corretamente palavras com r, rr, com x e fazer uso correto da letra s
• Interpretar textos instrucionais sabendo usar e conhecer suas marcas;
• Identificar e fazer uso corretamente dos pronomes;
• Diferenciar encontros vocálicos de encontros consonantais;
• Fazer uso correto de acentuação gráfica;
• Valorizar a leitura como fonte de fruição;
• Ler textos confluência previsto para o grupo (ano).


Instrumentos de Avaliação:

• Trabalho em grupo (2,0)
• Prova em dupla (2,0)
• Prova individual (4,0)
• Registros (2,0)


Obs: as avaliações acontecerão no decorrer do bimestre.


Metodologia:

Trabalho voltado para a compreensão dos conteúdos estudados durante o bimestre, (demais assuntos que surgirem) , explorando a oralidade, a interpretação e produção escrita, de aulas expositivas, atividades individuais, em dupla e coletivas respeitando a individualidade de cada um.

2 comentários:

  1. òtimo vc ajudou-me bastante !

    ResponderExcluir
  2. vc foi um anjo que apareceu na minha vida.

    ResponderExcluir